Agora que a certificação energética é obrigatória para quem coloca um imóvel a arrendar ou à venda, o número de técnicos que se dizem qualificados para emitir o tão importante certificado energético é cada vez mais elevado. Mas não se deixe enganar: só os profissionais devidamente autorizados pela ADENE podem realizar este serviço!

A verdade é que não existe um preço fixo para obter este documento. Para além dos imóveis não serem todos iguais, cada empresa faz o seu preço, que é alterado conforme a procura do serviço. Pense desta forma: quando pede o documento, não está somente a pagar pelo certificado energético em si. Existem, de facto, as taxas de registo e de emissão do mesmo, que são fixas e que variam consoante a dimensão do imóvel. No entanto, a esse preço acrescem os valores da mão-de-obra, cobrados pelos profissionais, e que não estão tabelados.

Mas, se ainda não tratou da sua certificação energética, saiba que pode conseguir valores bem mais em conta, sem ter que entrar em esquemas complicados e com pessoas pouco sérias (sim, infelizmente, ainda existem algumas assim).  Basta ter estas duas ideias em mente:

Comparar preços

Esta é a regra fundamental. Comparar os preços deve ser feito sempre, pois a procura pela certificação energética ainda é elevada, o que faz com que as empresas tenham que baixar os seus valores para conseguirem captar a atenção dos clientes. Procure por profissionais certificados, peça-lhes um orçamento e compare-os bem. Como os preços dos honorários são variáveis, é muito possível que consiga valores mais em conta. Porém, avalie também a qualidade do trabalho, porque pagar pouco para ter um mau serviço não lhe vai compensar.

Procurar por descontos

A grande procura por este serviço também leva a que as empresas proporcionem descontos significativos aos seus clientes. Assim sendo, se quiser um certificado energético mais barato, tem duas hipóteses:

  1. Perguntar aos profissionais se existe alguma promoção em vigor;
  2. Pesquisar as várias empresas que, pela internet, se dedicam a divulgar vouchers promocionais com preços bem mais reduzidos.

Como viu, obter a certificação energética pode ter um custo bem mais simpático. Só tem que procurar bem e não aceitar os valores do primeiro profissional que contactar.

Rita